Bom, futuras basqueteiras, o time de basquete feminino da AALEB, como vocês vão logo perceber, é extremamente maravilhoso, principalmente porque conta com mulheres incríveis e uma treinadora show.
O time de basquete feminino da AALEB tentou ser formado primeiramente em 2016, para o Inter UGMG, um campeonato interno que conta com a participação de várias das melhores atléticas da Universidade. Na época, a capitã Gabriela Neris conseguiu reunir atletas, com a ajuda da atleta Talita, para que a nossa atlética tivesse condições de se inscrever na modalidade. O time formado, entretanto, perdeu seu primeiro jogo e foi eliminado da competição. Depois do Inter 2016, as atletas não conseguiram seguir com os treinos, mas o jogo daquele ano rendeu uma foto que até hoje é usada como meme:
O time foi retomado em 2018, idealizado e primeiramente organizado por nossa ex-capitã, a Luísa.
Oficialmente, o time surgiu de maneira tanto quanto emergencial, logo antes da Copa União de 2018. No início, tivemos que reunir atletas de diversas outras modalidades para que tivéssemos não só as cinco jogadoras titulares, mas também algumas meninas no banco que estivessem dispostas a entrar em quadra (é praticamente impossível que 5 jogadoras aguentem correr pela quadra de basquete durante toda uma partida rs). Os primeiros jogos foram uma loucura, pois ainda não tínhamos alguém que pudesse nos treinar e acompanhar nossos jogos. A partir disso, o atleta do basquete masculino, Matheus, se disponibilizou para nos auxiliar durante os jogos.
Com o tempo, fomos ficando cada vez mais animada com a ideia do time, e fizemos a contratação mais incrível que poderíamos imaginar: nossa treinadora Mary.
Com a ajuda dela, fomos capazes não só de chegar à fase final de nosso primeiro campeonato, mesmo com um time ainda em formação, mas também de MEDALHAR. Nesse ano, vencemos a disputa de terceiro lugar e conquistamos nossa medalha de bronze.
Nossa primeira medalhinha foi decisiva para a consolidação do time. Passamos, então, a nos organizar para crescer. Nesse período, a capitania do time mudou, sendo assumida por nossa atual capitã brava, Lívia. Além disso, a nossa pivozona Joana assumiu a coordenação da equipe. Decidimos horários de treino, marcamos amistosos e planejamos formas de conseguirmos nos manter ativas, principalmente no que diz respeito ao financeiro, já que a equipe precisa de dinheiro para fazer inscrição nos campeonatos. Ficamos famosas pelos nossos festivais de torta e pela nossa venda de chup-chup (talvez nem taaao famosas).
Com o time mais articulado, fizemos nossa inscrição no Inter UFMG 2018. Não conseguimos conquistar uma medalha, mas foi possível perceber a enorme evolução do nosso time, que se superou a ponto de bater de frente com alguns dos times com imensa história no basquete feminino.
Depois do Inter, entramos novamente na Copa União, com um time ainda mais organizado e coeso. Tivemos a oportunidade de marcar novos amistosos com outras atléticas, e fomos capazes de chegar até a fase final do campeonato, conquistando a medalha de prata! Contamos, claro, com a participação especial da nossa torcida organizada com o bandeirão da “Aslesbi”.
Atualmente, somos um time cada vez maior e mais organizado e maravilhoso, que treina junto e também dá role junto. Aceitamos sempre novas calourinhas, com ou sem experiência no esporte.
Venha fazer parte desse timão grande, bonito e destemido!